segunda-feira, 30 de maio de 2011

Ação Cultural um Desafio ao Bibliotecário

Ação Cultural um Desafio ao Bibliotecário-
Com o decorrer do curso sobre ação cultural, seja ela na periferia, seja na biblioteca, nos saraus ou projetos culturais e temas religiosos que se seguem por todo o país, podemos  observar que a Ação Cultura tem uma importância muito grande para  ajudar na educação, para esclarecer  diversos assuntos que as vezes temos uma visão  pré-estabelecidas sem um conhecimento prévio, criamos opiniões e chegamos a julgar por ignorância de informação.
O tema explanado vem esclarecer o objetivo  de se implantar bibliotecas nos bairros e nas periferias, pois assim os bibliotecários poderão  fazer  saraus, hora da leitura, teatro e enfim  projetos em diferentes locais, que possam fazer com que a sociedade se empenhe e  participe de uma forma mais atuante e assim possam  disseminar a informação somado  a cultura de cada local.
Com esses movimentos de ações culturais, podermos encontrar muitos talentos que talvez jamais fossem descobertos, cantores, músicos, atores, atrizes, desenhistas e dançarinos, enfim nos surpreendemos com a qualidade e também com a quantidade de pessoas que acabam se expondo de forma saudável e assim nos mostrando os talentos das periferias e de todos os locais que essas ações se manifestam.
De acordo com o autor Flusser (1983), implantar ação cultural em uma biblioteca é unir o público ao bem maior  da biblioteca que são os livros,pois as leitura hém uma biblioteca nada mais é que uma ação cultural. O objetivo cultural é nesse  caso uma herança na relação do homem com o mundo,é a injeção de um pensamento político em uma visão de mundo.
Sabendo  dessa importância cabe aos bibliotecários criar condições e articular objetivos para se colocar em prática esse encontro entre o público e ações culturais implantadas  e oferecidas pela biblioteca.
A ação cultural segundo  Milanesi(1997)  que cultura  é como um tecido, é formada pelos fios da informação que a coletividade tece, ele deixa claro que a biblioteca é um mediador de cultura.
A ação cultural segundo  outros autores, para que o projeto possa ser atrativo aos olhos de uma comunidade é preciso oferecer algo mais que simples livros em estantes, ou shows, A criação de animações e de atividades que possam ter atrativos que chamem a atenção  do público, é o maior desafio de um bibliotecário, e também  para os mediadores em periferias e em varias comunidades que para se ter sucesso e suas expectativas sejam alcançadas é necessário a participação de toda a comunidade em seu entorno.Por isso toda Ação Cultural é bem vinda em prou da informação.
Autoria Norma Reis

0 comentários:

Postar um comentário